top of page

Complexidade económica e inovação

A comunidade científica em torno da complexidade económica encontrou-se no início de Setembro em Utrecht


Entre os dias 2 e 4 de setembro o projeto OceanTrans esteve presente na 2ª conferência anual de geografia da inovação e complexidade (em inglês: 2nd Annual Conference on the Geography of Innovation and Complexity) que teve lugar na cidade holandesa de Utrecht. No evento estiveram presentes investigadores respeitados da área. Além de assistir às palestras com Cesar Hidalgo, Maryann Feldmann, Pierre Alexandre Balland e Jon Boschma, os participantes puderam ainda discutir os diversos trabalhos de investigadores vindos dos cinco continentes.

As apresentações foram diversificadas e abordaram desde a importância da maior comunicação da diversidade económica no aconselhamento de políticas públicas, à avaliação de processos de desenvolvimento regional baseados na inovação até às estratégias de especialização inteligente (smart specialization) (não) relacionadas a produtos já existentes no território.


O projeto OceanTrans foi representado pela Juliana Barbosa que teve a oportunidade de discutir com os investigadores presentes sobre as possibilidades de aplicação do quadro conceptual da complexidade económica no âmbito desta investigação.




Link do evento: https://complexity.world/




bottom of page